sábado, 2 de março de 2013

Disponibilidade de professor: apenas boas vindas ou um olhar para boas idas?


  Essa semana foi à primeira reunião escolar com a professora da minha filha. Ela nos falou da metodologia, dos projetos que serão desenvolvidos no decorrer desse ano e do quanto estava feliz com a turma, que segundo ela é muito boa. Ela muito prestativa, se colocou a disposição, caso alguém perceba que seu filho está apresentando alguma dificuldade e tal.
Nesse momento pensei que geralmente as professoras se colocam a disposição, eu mesma já falei isso quando lecionava no ensino regular. Então me perguntei, se os professores estão dispostos a lidar com as diferenças por que a dificuldade de lidar com a inclusão?
Se pensarmos, fazemos inclusão desde sempre!
Por quê? Porque nenhuma criança é igual à outra, ninguém aprende no mesmo tempo e da mesma forma.
O problema é que a isso foi dado um nome e se tornou algo novo e tudo que é novo nos assusta e nos deixa apreensivos.
Se parar pra pensar não mudou a forma de receber as crianças e os pais, nem a postura da professora. O que mudou foi que atualmente as dificuldades que algumas crianças já apresentavam têm ganhado nomes ou definições ou que infelizmente tenha surgido mais  síndromes ou doenças, tudo isso devido a evolução humana, que uns acompanham e outros não.
Acredito que o que falta é base para os professores, base no sentido de formação acadêmica e continuada voltada para essa evolução humana.
Quando estudei a disciplina de Educação Inclusiva, não foi falado nada sobre Autismo, por exemplo. Isso que me formei não faz muito tempo, tanto na graduação, como na pós. Mas nem por isso não sabia do que se tratava e isso é de cada um, pesquisar, ler e de certa forma se atualizar.
Por isso professor, quando você se dispõe a exercer seu juramento, entenda que quando nos falam que nenhuma criança é igual, eles não são mesmo. E que se você está disposto a ajudar na dificuldades que ela necessitar, isso talvez ira exigir de você um pouco mais do que você está acostumado. Você não dará algumas horas do seu dia e seus fim de semana, você dará um pouco mais que isso. Ai você deve estar se perguntado, como assim? Vou me doar por inteiro aos meus alunos?
Eu te respondo, se és um PROFESSOR, irá! Pois a recompensa não terá preço e então será um profissional realizado e completo.

Um comentário:

  1. Por mais formações que tenhamos, nada se compara ao olhar de mãe e de uma pessoa apaixonada pelo que faz... prova disso é o nascimento desse BLOG que tem como intuito, partilhar de tudo um pouco com aqueles que se doam verdadeiramente à arte de educar. Parabéns!!

    ResponderExcluir