Cada vez mais casos de
sucesso são relatados onde a educação é um meio de extrema importância para um
crescimento intelectual e social das crianças autistas.
Está comprovado que as mais variadas metodologias,
projetos, terapias que abrangem o lúdico e existem no tratamento de pessoas
autistas é extremamente válido para o desenvolvimento dessas pessoas,
juntamente com o apoio, dedicação e amor dos pais, profissionais, familiares
que estão envolvidos no cotidiano delas.
Segue abaixo algumas orientações e estratégias selecionadas para
contribuir no desenvolvimento do seu autista. Pois assim como nós, eles não são todos iguais.
Estratégias
para o comportamento social
· Aprender
a: iniciar, manter e finalizar o jogo social; ser flexível, cooperativo e compartilhar;
manter-se só sem que isso ofenda os outros.
·
Ensinar
a observar o comportamento de outras crianças para indicar o que fazer e
ensinar como se relacionar com elas.
·
Encorajar
a participação em jogos cooperativos e competitivos.
· Usar
histórias sociais para explicar soluções e ações em situações sociais
específicas.
·
Para
ajudar a ensinar emoções: explorar uma emoção por vez, ensinar como ler e
responder às pistas que indicam graus variados de emoção, ensinar frases de
segurança para quando estiver inseguro ou confuso.
· No
auxílio à expressão de emoções: usar recursos visuais, como indicadores,
desenhos ou vídeos.
Estratégias para facilitar o compartilhar da atenção
Partir de objetos e situações que a criança já mostra interesse para iniciar interação social.
Utilizar estímulos visuais nas atividades pedagógicas e no dia-a-dia (organizar o horário, mostrar aonde ela vai e o que vai acontecer).
Estruturar o ambiente de forma que a criança preveja o que se espera dela em cada situação.
Aproveitar situações e horas naturalmente agradáveis para a criança (banho, comida) para ensinar e trabalhar conceitos.
Diminuir o tempo que a criança fica sozinha e sem atividade.
Dicas sobre como exercitar a leitura social
Nomear as emoções na hora que elas acontecem, em situação natural Iniciar com emoções simples como alegria, tristeza, medo e após passar para emoções complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.
Criar pequenas estórias onde a leitura social é diferente para as diferentes óticas.
Estimular empatia (simpatia pelo sentimento dos outros).
Ensinar qual a resposta emocional apropriada para cada situação.
Dicas de como estimular a comunicação
Responder a qualquer iniciativa e comunicação
Apresentar objetos do interesse da criança
Dar um intervalo de tempo entre mostrar e nomear um objeto. Quando fizer uma pergunta, faça perguntas abertas (que não caibam resposta com uma palavra). Tenha paciência para esperar a resposta.
Utilizar recursos gestuais ou visuais para melhorar a comunicação.
Utilizar situações naturais e reais para estimular a comunicação
Estratégias para interesses e rotinas
Interesses restritos - facilitar conversação, oferecendo ordem e consistência.
Estratégias: aplicação construtiva para ter motivação e ser uma fonte de contato social.
Rotinas são impostas para que a vida seja previsível.
Estratégias: insistir no compromisso, ensinar a noção de tempo e organizar a sequencia de atividade para
reduzir o nível de ansiedade da criança.
Estratégias para cognição
· Teoria
da Mente (capacidade de entender o ponto de vista de outra pessoa) – ensinar a
perspectiva e pensamentos dos outros usando jogos dos papéis encenados pelas
pessoas e jogos de instrução; estimular a criança a parar e refletir sobre como
a pessoa se sente antes dela falar.
· Memória
– Desenvolver memória de informação factual e trivial através de jogos.
· Flexibilidade
do Pensamento – Praticar a reflexão sobre estratégias alternativas e aprender a
pedir ajuda, mesmo sob a forma de códigos.
·
Leitura,
soletração, cálculo – Observar se e quando a criança está utilizando uma
estratégia não convencional e evitar críticas ou compaixão.
·
Imaginação
– Mundos imaginários podem ser fontes de escape e prazer.
·
Pensamento
Visual – Encorajar visualização usando diagramas e analogias.
Principais métodos de Ensino
1 ABA – Análise do
Comportamento Aplicado
Esse método tem demonstrado ser o tratamento mais
pesquisado e cientificamente comprovado até à data. ABA é um campo da psicologia
que se concentra na aplicação de teorias de aprendizagem para melhorar o
comportamento socialmente significativo e trazer mudanças positivas. Uma
aplicação específica dessas técnicas é a intervenção comportamental intensiva
em crianças com autismo. Três décadas de pesquisa demonstraram a eficácia
dos princípios da ABA para crianças com autismo. Técnicas de ensino baseadas
em ABA têm sido mostradas para melhorar significativamente as capacidades de
crianças com autismo para aprender e se desenvolver.
As técnicas de ABA são fundamentadas na
ciência. Algumas das marcas da ABA incluem:
Dividir tarefas complexas em tarefas menores que
podem ser ensinadas mais facilmente
|
Oferecer oportunidades repetidas para aprender e
dominar novas habilidades
|
Usando procedimentos de reforço para auxiliar na
aquisição de novas competências
|
Compreender as funções de comportamentos e
desenvolver programas para atender às necessidades da criança
|
Fazendo dados objetivos e decisões orientadas
para guiar nossas avaliações do progresso do tratamento
|
Utilizando técnicas de ensino eficazes, tais como
o ensino experimental discreta (TDT)
|
2 TEACCH - (Treatment and Education of
Autistic and Related Communication Handicapped Children) (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e de comunicação relacionados com deficiência)
O TEACCH é um
método Psicoeducacional que advoga através do trabalho do seu criador Schopler,
que essas crianças respondem melhor a realidades estruturadas de acordo com
suas limitações e potencialidades.
O
objetivo do programa é promover à adaptação de cada criança de duas formas
interatuantes, a primeira é melhorar todas as habilidades para o viver através
das melhores técnicas educacionais disponíveis; a segunda, na medida em que
existe um déficit envolvido, entender e aceitar esta deficiência, planejando
estruturas ambientais que possam compensá-la;
Estas
crianças são melhores apoiadas através de seus pais e outros membros da família
e com os pais como coterapeutas. Na verdade, isto se traduz por uma colaboração
mútua no nível de trabalho ativo onde os profissionais aprendem com os pais e
usam suas experiências particulares relativas a seu próprio filho e em
contrapartida, os profissionais oferecem aos pais seu conhecimento na área e
sua experiência com várias crianças. Juntos definem as prioridades dos programas,
na escola, em casa e na comunidade. Esta união é politicamente a mais potente,
tanto para o tratamento quanto para a pesquisa;
Um
modelo generalista, no qual os profissionais de qualquer disciplina interessados
em trabalhar com esta população são capacitados como generalistas. Isto
significa que se espera que eles tenham uma habilidade funcional de lidar com
toda a ampla gama de problemas provocados pelo autismo, independentemente de
suas áreas de especialização. Isto permite que estes assumam a responsabilidade
pela criança como um indivíduo (um todo), assim como de consultar especialistas
quando necessário ,no entanto é a equipe que cabe a decisão. Com este modelo eles
também aprendem a conhecer o ponto de vista dos pais, pois deles se espera a
função de generalistas em relação a seu filho, tendo estes necessidades
especiais ou não.
É
fundamental que os profissionais que trabalham com pessoas com autismo recebam
capacitação interna em oito áreas, cujos conceitos e questões tem dirigido a
maior parte da atividade de pesquisa do TEACCH durante os últimos 30 anos:
1. Avaliações da criança
diferentes situações;
2. Envolvimento dos pais em
colaboração com a família;
3. Ensino estruturado;
4. Manejo de comportamento;
5. Desenvolvimento e
aquisição de comunicação espontânea;
6. Aquisição de habilidades
sociais;
7. Como ensinar capacitando
nas áreas de independência e vocacional;
8. O desenvolvimento de
habilidades de lazer e recreação.
MÉTODO MONTESSORIANO
Vale destacar que este método de ensino apresenta resultados
significativos no desenvolvimento de crianças autistas. Ele foi desenvolvido
pela educadora italiana Maria Montessori. Esse método tem como objetivo
estimular as atividades motoras, sensoriais e intelectuais.
A filosofia Montessoriana acredita que para uma criança aprender o
ambiente de aprendizado deverá permitir, entre outras coisas, a satisfação da
criança em aprender sozinha. Para que isso aconteça é necessário que o
professor observe atentamente as preferências e necessidades de cada criança
para proporcionar-lhe as apresentações das atividades de interesse e que
estejam dentro de sua capacidade de aprendizagem naquele momento, evitando
qualquer tipo de frustração. Com isso a criança passa a ter uma auto-confiança
que lhe permitirá desenvolver hábitos de iniciativa própria, nos quais irá
procurar, por conta própria atividades em que poderá repetir o que já aprendeu,
ensinar aos colegas ou até mesmo aprender algo novo. O método promove o
desenvolvimento da concentração. As atividades propostas fazem as crianças
aprenderem a trabalhar e brincar com os outros além de trabalhar e brincar
sozinho. Aprende também a dividir suas experiências, idéias e os materiais. Maria
Montessori acreditava que a criança aprende e pensa bem diferente dos adultos. Segundo
ela, o conhecimento é adquirido através de materiais concretos, cientificamente
desenhados para acrescentar o pensamento conceitual e levar a abstração.
Portanto os profissionais que atendem as pessoas
pertencentes ao espectro autístico necessitam compreender as peculiaridades
envolvidas na maneira como elas veem e vivem o dia-a-dia. Compreender
estas diferenças e se esforçar para em determinados momentos ver o mundo pelos
olhos deles é essencial para a criação de boas estratégias terapêuticas e
educacionais.
Titanium Price Per ounce - Buy online for more than the best price
ResponderExcluirThe price per ounce (or a dollar) titanium tv apk is an additional price per ounce (sometimes called the "price per ounce" or "the titanium earrings hoops per-oz"). The price per ounce gold titanium (or a dollar) is an additional everquest: titanium edition price per 토토사이트