Já faz algum tempo que faço quadro de rotinas para minha filhota, pois tínhamos dificuldade em fazê-la cumprir os famosos “combinados”, mas principalmente para não deixa-la tão livre, fazendo só o que ela queria.
Esse foi o primeiro quadro de rotinas dela! Observem que fizemos bem simples, com as principais atividades:
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
| |
Manhã
|
- Ficar em casa
- Tarefa
- Desenho
|
- Ficar em casa
- Desenho
|
- Ficar em casa
- Tarefa
- Desenho
|
- Ficar em casa
- Desenho
|
- Ficar em casa
- Tarefa
- Desenho
|
Tarde
|
- Escola
- Ballet
|
- Escola
-Parquinho
|
- Escola
- Dia da fruta
- Música
- Ballet
|
- Escola
-Parquinho
- Dia do livro
|
- Escola
- Dia do brinquedo
|
Noite
|
- Livre
|
- Igreja
|
- Igreja
|
- Brincar com amigas em casa ou na casa delas
|
- Livre
|
Desde o ano passado incluímos horários, em virtude de ela já ter aprendido as horas e que isso deixava as coisas ainda mais organizadas na cabecinha dela. Esse ano inclusive, ela começou usar relógio para seguir corretamente seu quadro.
Observem que nesse tem os espaços em branco, onde ela colava uma estrela em cada atividade realizada no horário e quando a semana fica “Estrelada”, ela tinha direito de escolher algo pra fazer no fim de semana.
Engraçado que mesmo já sabendo ler, ela pediu para deixar as figuras porque disse que gosta mais e chama mais a atenção. Segundo ela é tipo um quadro, que ela pode ficar admirando.
Esse é outro modelo que fiz para uma amiguinha dela!
Nesse a mãe pediu para ter o espaço abaixo para colocar uma carinha, se todas estivessem sorrindo, ela ganharia algo no fim da semana.
Esse outro foi o que eu fiz para um menino autista a pedido de uma Mãe que estava preocupada em incluir mais atividades na rotina do seu filho, pois ele ficava muito tempo na frente da televisão, ainda ficou televisão todas as noites, mas pelo menos, ela conseguir incluir outras atividades que ele não tinha e que era importante para seu desenvolvimento.
Caso você tenha gostado e queira fazer um para seu filho ou aluno, lembre-se que é importante observar os seguintes itens: Objetivo do quadro, idade, prioridades, necessidades, se quer que a criança adquira um novo hábito ou desenvolva uma nova habilidade...
Bom pessoal, essa é a dica de hoje!
Abraços,
Até a próxima...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns! Amei os modelos e as dicas...
ResponderExcluirAdorei as ideias, estou criando um pra minha filha de 4 anos! muito bom..
ResponderExcluir